Orquídeas


Dicas, cuidados e tudo o que você precisa saber para cultivar

Como cultivar?


Não há segredos no cultivo de orquídeas. Apenas alguns cuidados e atenção são necessários no ato do cultivo.


É preciso adubar minha orquídea?

A adubação é fundamental no crescimento da orquídia. Utilize uma porção diária para cada orquídea, mas atenção: o uso de muito adubo pode trazer problemas para a orquídea.


Como regar as orquídeas?

É recomendado a regação entre 2 ou 3 dias dependendo da época e do clima. Para saber a hora certa de regar sua orquídea, cave um pequeno buraco em seu substrato e verifique se ele está seco. Caso esteja úmido, espere até que fique seco para começar a regar. Evite regar suas orquídeas à noite. Para a planta é melhor o excesso do que a falta de água. Sem água as raízes da orquídea ficam sem oxigêneo e a planta morre.


Quando devo mudar de vaso?

Quando a planta estiver com excesso de ramos ou raízes muito grandes. Esta é a hora de efetuar a troca do vaso de sua orquídea. As raízes precisam de espaço para continuarem crescendo e garantir um bom desenvolvimento para a planta. É normal também para algumas orquídeas criarem raízes para fora do vaso, mesmo que ainda haja bastante espaço no vaso.


Pragas e doenças


Algumas doenças podem atacar as orquídeas e pouco pode ser feito quando estão instaladas na planta. Entretanto você pode utilizar as dicas abaixo para evitar o aparecimento de doenças em suas orquídeas:


  • Regue corretamente. Reduza a frequencia caso observe fungos na planta.
  • Elimine as plantas e ramos doentes para evitar que a doença se espalhe.
  • Evite o compactamento da terra. Deixe a superfície bem "fofa".
  • Adube corretamente a planta. Com os nutrientes a planta tem mais forças para se defender de pragas.
  • Deixe a orquídea na luz certa. As plantas precisam de luz, mas cuidado para não queimá–lás.

Os insetos parasitas mais comuns em orquídeas são pulgões e cochonilhas. Os pulgões podem ser facilmente retirados pulverizando a orquídea com água e detergente, ou até mesmo inseticidas à base de água. As cochonilhas podem ser retiradas manualmente sob a torneira, rasapando–se as folhas com uma escova macia (escova dental).


Fonte: http://www.cultivando.com.br/


Conheça o substrato Bestmix para orquídeas

O produto


Orquídea

O Bestmix é um produto a ser utilizado como substrato para as orquídeas, baseado em seu habitat natural. Elaborado utilizando madeiras velhas especiais recuperadas, picadas e mescladas, apresentando muitas vantagens por ser a madeira o lugar onde ela se hospeda e se desenvolve na natureza.

Veja Mais

As orquídeas


Orquídea

As orquídeas pertencem à ordem Asparagales, à família Orchidaceae. Alguns autores definem como a maior de todas as famílias botânicas, com números de espécies estimados entre 25.000 e 40.000.

Veja Mais

Vantagens


Orquídea
  • Pronto para uso
  • pH natural 5.8/6.0
  • Durabilidade mínima: 3 anos
  • Boa aeração para as raízes
  • Retém água na quantidade ideal
  • Não contém aditivos químicos
  • Produto natural e ecológico

Veja Mais